terça-feira, 14 de junho de 2011

Sozinho na multidão

"As cortinas transparentes não revelam 
O que é solite, o que é solidão" (Lobão)

Solitude é o estado de privacidade de uma pessoa, não significando, propriamente, estado de solidão.
Pode representar o isolamento e a reclusão, voluntários ou impostos, porém não diretamente associados a sofrimento. (Wikipédia)




Estar sozinho pode ser apenas um estado mental? Como posso me sentir sozinho cercado de pessoas? Como posso optar por estar sozinho se estar acompanhado é tão melhor? Prefiro a companhia de qualquer um do que a minha própria, e neste contexto preciso aprender a me tornar bom companheiro de mim mesmo, para assim encerrar minha dependência e tornar-me, quem sabe, um bom companheiro do outro.

Na minha coleção de mascaras, faces e expressões sempre guardo aquela que melhor se encaixa em cada situação, mas e quando estou sozinho? Quando o espelho consegue me mostrar o que está debaixo de todas as mascaras, o que vejo?

Na verdade não vejo nada, vejo uma identidade que ainda busca a si mesma, um rosto ainda em formação, belo na sua deformidade. Assim como uma arte de argila que ainda não foi ao fogo posso moldar meu rosto ao meu bel prazer mas a falta de forma definida as vezes incomoda, principalmente pela possibilidade de um um jato de água levar tudo aquilo que já foi feito, deixando apenas um borrão.

Fazer escolhas é algo terrível, desesperador, e nos últimos tempos tenho escolhido estar sozinho para poder estar com outras pessoas, tenho passado mais tempo acompanhado de mim mesmo e, como isso é novo, tem sido estranho.

Mudanças são necessárias e, assim como toda metamorfose, doloridas. Tem doído correr atrás de ser o que quero ser ao invés de ser apenas o que consegui ser até hoje, neste processo de mudança, a introspecção tem sido companheira diária, apesar de nem sempre estar sozinho, ao contrário, geralmente estou acompanhado de pessoas que eu não escolhi que estivessem por perto, muitas vezes em momentos que só queria estar sozinho.

Espero que este período de mudanças seja breve e que os resultados sejam os que estou procurando, para enfim poder me olhar no espelho e ver alguma coisa que goste, não mais este emaranhado de mascaras ou algo disforme que precisa ir ao fogo para ser finalizado.


2 comentários: