quinta-feira, 19 de maio de 2011

My Fucking Family

Como é a sua familia?
Uma das coisas mais complicadas com que tenho que lidar no dia a dia é a minha familia.
Não gostaria de ter uma familia menor ou que alguem simplesmente sumisse, mas ficaria muito grato com um melhor entendimento mutuo, mudanças para melhor convivência, mas é impossivel melhorar uma relação sozinho.
Tenho visto por aí uma constante que irrita um tanto, toda mãe é superprotetora, todo pai controlador, mas se isto é uma constante, o que muda de familia para familia? No meu entender o que vai definir algumas relações é o nivel de tensão gerada pelas partes.
Alguem já notou que os filhos problema geralmente são aqueles que tem a maior liberdade e muitas vezes um relacionamento verdadeiramente melhor com os pais? Falo isso com conhecimento de causa, pois por muito tempo fui o filho problema, o que bebia, o que perdia materias no colégio.
Agora podem estar se perguntando, o que tudo isso tem a ver com tensão? Simples, o filho problema gera tensão em casa, a familia tenta aliviar esta tensão cedendo para não estourar uma crise familiar e com isso o filho problema começa a receber a liberdade almejada, enquanto o filho bonzinho vai continuar sendo tratado com a rigidez de sempre, a não ser que exija o mesmo tratamento dispensado ao garoto(a) problema, o que gera nova tensão e obriga os pais a ceder novamente.
Com isso eu recomendo a todos os filhos que lerem isso: tensionem as relações, só assim vocês terão mais liberdade. Aos pais recomendo: não cedam tanto, ceder  é inevitável, mas saber a medida é importante, manter o controle familiar é fundamental, mas não adianta tentar fazer isso com um filho de 16 anos sem te-lo feito aos 2, vai ser tarde para apertar a coleira e por isso muito mais trabalhoso. Neste ponto as mães ficam na desvantagem, tentam manter o lar unido e por isso tem dificuldade em tensionar, o que acaba por desunir mais ainda o lar que recebe tensão apenas de um lado. Os pais acabam acatando o pensamento da mãe, o natural é deixar a mãe dirigir a educação dos filhos, mas quando resolvem agir entram com força, gerando uma tensão tão grande que fazem homens feitos chorarem com as broncas.
Mas oq dizer em relação ao convivio entre irmãos? Nestas horas ser filho único tem suas vantagens, você não tem a cobrança de ser amigo de ninguem alem de seus pais, que inacreditavelmente você gosta mesmo que fique extremamente irritado com ele, algumas vezes me pergunto porque gosto tanto de meu pai, é disproporcional e irracional o sentimento que sentimos por nossos pais, não tem dimensão, falando de forma geral, é claro, contudo o mesmo não se repete com os irmãos, a relação é construida de forma diferenciada, seu irmão é seu parente e com isso teremos que lidar sempre, mas ele não necessáriamente será seu amigo, apesar de que isto seja esperado.
Mas me expliquem como ser amigo de alguem que não tem nenhum tato? Que esqueceu de aprender qualquer habilidade social, e faz questão de ser assim? Como ser amigo de alguem que sofre de umbiguismo extremo? Dificil, muitas vezes impossivel.
Esta manhã meu irmão trancou a porta do cafofo dele (logo postarei um manual de como ter uma casa dentro da casa), educadamente fiz uma ligação para ele com o pensamento "vou meter o pé na porta e quero ver ele trancar esta merda de novo", mas falei: "brother, quero usar a internet, o unico lugar que funciona é do seu quarto, como faço?" resposta: "sei não, se vira ai!". Deram um jeito de eu poder usar a internet, mas a vontade de jogar a porta a baixo continua...

Nenhum comentário:

Postar um comentário