quinta-feira, 26 de maio de 2011

Arqueirismo Salvador

Bem galera, uma das minhas facetas é a de arqueiro amador.
O que é a aqueirismo? Num contexto mais simplório seria arremessar uma seta (flecha), através de uma lançadeira (arco) visando acertar determinado objeto (alvo).
Contudo a prática de arco e flecha mostra-se muito mais complexa, ao tratar de concentração, consciência corporal, respeito ao tempo das coisas, respeito aos outros,  entre outros valores envolvidos.
Antes de cada tiro precisamos saber a postura a ser adotada, forma de segurar o arco, posicionamento do braço, do ombro, da mão, como segurar a corda, a flecha, como posicioná-la, como será a sua mira, para daí darmos o primeiro tiro.
Nós ocidentais temos pressa, por isso evoluímos de forma mais rápida, no primeiro dia de treino usamos ambos os instrumentos, arco e flecha, nos primeiros meses já estamos mudando as distâncias, mas a prática mais aprimorada deste esporte, com uma filosofia mais arraigada, espera que o praticante passe um longo periodo simplesmente aprendendo a puxar a corda do arco adequadamente, sem ao menos pôr uma flecha no mesmo, para assim melhorar sua postura, sua consciência corporal.
Depois o praticante irá atirar sem alvo, apenas com um aparador para não causar danos, tentando repetir o tiro, acertar todos o mais próximo possível, aprendendo assim como o arco funciona, primeiro entenda seu corpo, depois entenda seu instrumento, quando consigo acertar as flechas todas praticamente no mesmo lugar, começo a usar um alvo, tentando acertar num ponto específico, aprendendo assim a mudar as direções, entendendo os resultados das mudanças, quanto um centímetro alterado na mão irá alterar no curso da flecha.
A partir disso a variação será de distancia, aumentando um metro por vez, e assim como antes, entender oq esta variação causa, como a variação de ambiente altera o resultado. Posteriormente muda-se o instrumento, trocando o arco por um arco mais potente, instalando mira, equipando-o melhor.
O respeito ao tempo vem desta idéia de que cada passo é fundamental, mas também do fato de que quanto mais se segura uma flecha preparada para atirar, mais difícil é o trabalho e por isso maior a chance de erro, por isso é importante saber quando esperar e quando atirar. O respeito ao outro também é fundamental no tiro com arco, porque apesar de ser um esporte praticado individualmente, ele não é praticado sozinho, você terá que aprender a dividir espaço, material e tempo com aqueles que compartilham deste esporte, ou correrá o risco de acabar acertando alguém por acidente, seja com o arco (menos mau) seja com uma flecha.
Desta forma o arco acaba por nos ensinar a nos conhecer melhor, conhecer os instrumentos que temos, como o que fazemos pode alterar a rota das coisas, como o ambiente pode influenciar nos resultados e como fazer para otimizá-los, seja pelo treino, seja pela melhora instrumental, como o tempo é fundamental para o aprimóramento e como é importante o respeito ao outro para evitar machucar e ser machucado.
Por isso hoje, mesmo sem a menor intenção de ser um arqueiro profissional faço questão de praticar o arqueirismo e icentivá-lo, buscando permitir a pratica de todos aqueles que tenham interesse, porque segundo a minha filosofia de vida, o arco pode lhe auxiliar no crescimento pessoal e no auto-conhecimento.

2 comentários:

  1. Muito digilindo esse post! Simbólico tb~
    tava pensando uma coisa aqui bem maluca!!! Depois te mando a real =DDD
    =*

    ResponderExcluir
  2. Olá! Onde vc pratica o esporte?? Abraços!

    ResponderExcluir